Moeda: dólar e euro
Idioma: inglês, holandês e francês
É o seguinte: St. Maarten, ilha francesa e holandesa, esbanja em tudo que há de bom dentre os portos caribenhos. Quem vai pela primeira vez se encanta, jura voltar algum diae diz ser a melhor ilha de todo o Caribe. Acredite se quiser.
De todas as vezes que estive por lá, os píers ficam sempre ocupados por mega navios cruzeiros (bolinha azul, no mapa). Quantos? Uns seis, fora o sétimo que fica ancorado na enseada. Mas não se amedronte: nada poderá atrapalhar o paraíso de St. Maarten.
Para conhecer o que há de melhor em St. Maarten, alugue um jeep, carro ou scooter para explorar as deslumbrantes praias do lado francês (os navios atracam no lado holandês): Le Galion, Bay Rouge e OrientBay(comercial e bem badalada). Veja fotos a baixo:
PierPorto ou ponto de atracação de embarcações./Porto: Navios cruzeiros atracam no lado holandês da ilha (bolinha azul). Assim como em Costa Maya, Cozumel, Grand Turk e MahoganyBay em Roatan. Oferece no próprio píer um comércio com inúmeras lojas de perfumes, cosméticos, artefatos de decoração e eletrônicos.
Transporte e receptivo: Ao sair do navio, você terá que fazer uma opção: Para o centro da cidade pegue o Water taxi, uma espécie de ferry que faz a baldeação, durante todo o dia, entre o píer e a rua comercial, repleta de bugigangas e outras coisinhas mais. (bolinha amarela), 5 minutinhos do píer. Para conhecer a ilha, alugue no píer mesmo, um carro, jeep ou scooter.
A um passo do píer: Lojas, bares, locadora (rent a car) e lanchonetes.
Imperdível:
- Conhecer as praias do ladofrancês: Le Gallion,Orient Bay, Bay Rouge e St. Julian International Airport beach;
- ExcurssãoAmericansCup: uma competição entre veleiros, onde você participa intensamente. Tás pronto paraencararessa!?
- Compras no centro da cidade (uma das melhores ilhas para a compra de eletrônicos);